Um termo generalizado para determinar várias doenças e sintomas relacionados à, por exemplo, medos, nervosismo e preocupações.
Todos estes sinais de ansiedade podem afetar a forma em que vivemos e como interagimos com o mundo.
É possível levar uma vida normal e controlar os sintomas facilmente, porém, quando a ansiedade é muito forte e em muitos sintomas simultâneos, a pessoa necessitará da ajuda de um especialista, pois este problema é serio e pode ser o causador de muitos outros problemas graves no futuro.
Veja agora estes sete sinais de que você está com ansiedade.
1. Insegurança
Ansiedade poderá gerar insegurança e a insegurança pode gerar ansiedade, podemos dizer que os dois andam juntos.
Muitas vezes acabamos dependendo de outras pessoas, pois não conseguimos tomar nossas próprias decisões ou seguir nossos próprios sonhos por medo de algo dar errado, o que no final pode ser tornar uma grande frustração, pois você acaba percorrendo caminhos muito longos atrás de um resultado que não era o que você desejava e sim o mais seguro.
2. Preocupação em excesso
É uma das principais marcas da ansiedade. Sendo um dos principais sintomas do TAG, o transtorno mais amplo de ansiedade.
No caso, significa se preocupar muito com as mesmas coisas, quase todos os momentos do dia, deixando isso interferir do desenvolvimento das outras áreas da sua vida.
3. Problemas para dormir
Ter dificuldade para dormir ou manter um sono constante durante a noite pode gerar muitos problemas para sua saúde. Estes problemas com o sono podem ser gerados pela ansiedade, devido a pensamentos que não saem da cabeça, este problema do sono também está interligado com o anterior de preocupações em excesso.
4. Medos
Muitos casos de ansiedade são gerados por situações fora do seu controle, como medos e fobias.
Quando o medo começa a se tornar o empecilho para diversas atividades que você tem a obrigatoriedade de cumprir, a ansiedade toma conta. Por exemplo, você precisa viajar para outro estado, mas tem medo de avião, esta é uma atividade fora do seu controle que deverá ser realizada, a ansiedade poderá prevalecer desde o momento que foi informado sobre a viagem, até o retorno para casa.
5. Tensão e dores musculares
Certamente um dos sinais de que você está com ansiedade. As dores e tensões musculares acontecem na maioria das vezes na mandíbula por estarem pressionado, nos punhos por ficarem tensionados, e os demais músculos do corpo flexionados.
6. Compulsão
Os pensamentos ou atitudes compulsivas acabam tornando-se ansiedade quando esta necessidade controla a sua vida. Por exemplo, se você ingere apenas água com gás e um dia não tem a sua disposição, este será momento em que entraria em pânico.
7. Inquietude
Alguns atos repetidos a todos os momentos podem ser sintomas de ansiedade. Como por exemplo, o ato de roer as unhas, piscar e morder os lábios sem parar em momentos que você sente-se pressionado ou tensionado, podem ser utilizados como uma válvula de escape.
Todos nós passamos por momentos de ansiedade em nossas vidas, porém estes momentos não significam algum tipo de transtorno, e sim na maioria das vezes o nervosismo e medo do momento.
Quando estes casos começam a ser freqüentes a melhor opção é procurar uma especialista para controlar os sintomas e as causas o mais rápido possível.