Essa é uma daquelas manias que muita gente tem mas não dá a mínima, até porque na maioria dos casos as pessoas que não param de roer as unhas, desenvolvem esse hábito sem perceber, e simplesmente começam e não param mais.

Os motivos desse problema são vários, sendo que a maioria das pessoas que roem as unhas já apresentaram em alguma fase da sua vida antes dessa mania começar a ansiedade, o estresse ou a frustração.

Apesar da aparente “inofensividade” do ato de roer as unhas para com a saúde, a verdade é que quem roí as unhas está prejudicando a saúde e comprometendo a sua qualidade de vida no geral.

“Confira a seguir 4 fatos que vão fazer que roí querer parar com essa mania”   

#1. Prejudica a saúde dos dentes

Os dentes constituem uma das partes do nosso corpo que deve ser bem cuidada, pois além de contribuir na beleza, também ajuda na trituração dos alimentos para posterior digestão.

Por isso, quem gosta de roer as unhas deve parar com essa mania, pois esse hábito pode influenciar de forma negativa na oclusão dentária, ou seja, no modo como os dentes da parte de cima se unem com os de baixo quando fechamos a boca.

Como consequência desse problema, a sua arcada dentária vai sofrer um descolamento, o que vai acabar por deixar os seus dentes disformes, desgastados e mais fracos.

#2. Provoca verrugas nos dedos

Você já deve ter notado que as pessoas que ficam sempre mordendo as unhas apresentam verrugas nos dedos, pois é, essas verrugas são causadas por um vírus do papiloma humano ou simplesmente HPV.

O pior aí, é que essas verrugas por serem de origem viral, também podem se alastrar para outras partes do nosso corpo, sendo que os principais alvos são a boca e os lábios, já que essas são as regiões que tem mais contato com as unhas dos “roedores”.   

#3. Atua como meio de transmissão de doenças bacterianas

Não são somente as verrugas causadas por vírus que podem afetar quem gosta de roer as unhas, as bactérias também ganham um ótimo campo para prosperar nas unhas de pessoas quem tem esse tipo de hábito.

O principal tipo de bactérias que costuma estagnar-se nas unhas são as patogénicas, como é o caso da Salmonella e E. Cole. Isso acontece porque as unhas são relativamente mais sujas que os dedos, já que é muita mais difícil tirar a sujidade no interior das unhas do que nos dedos.

Presentes nas unhas, as bactérias conseguem facilmente se espalhar para a boca e lábios quando se roem as suas unhas, causando dessa forma infeções que podem variar de leve para graves.

#4. Causa a Paroníquia

Das infeções causadas por bactérias uma das mais perigosas é a Paroníquia, pois por causar problemas como o inchaço, vermelhidão e pus em volta das unhas, o seu tratamento em condições mais dolorosas pode até ser feito cirurgicamente. 

Por isso, vale mesmo a pena extinguir de uma vez por todas o hábito de roer as unhas, pois além de prejudicar a sua saúde, você também estará comprometendo a beleza das suas mãos.