Você sabia que os sinais com as mãos são muito mais antigos do que imaginamos? Veja alguns deles, suas origens e significados.
Paz e amor! o famoso V de vitória!
Esse gesto já teve diversos significados. Em 1960, os hippies adotaram o V como um sinal de paz e amor, durante a guerra do Vietnã. Porém, o símbolo da letra “V” feito com as mãos não é de origem norte-americana. Winston Churchill já fazia o sinal com as mãos como símbolo de vitórias sobre a Alemanha na 2ª guerra mundial.
Bater continência? Sim senhor!
Teorias dizem que a origem desse sinal é Romana, quando soldados de Roma faziam o gesto para proteger seus olhos. O sinal foi então evoluindo até chegar na Idade Média. Nesse período, os cavaleiros de armaduras eram obrigados a fazer o sinal para erguer a viseira de seus capacetes (elmos). O sinal também representava paz, já que no elmo, a mão que manuseia a espada ficava vazia.
OK? Então está tudo bem!
O gesto do OK tem sua origem de forma bastante discutida. Uma das teorias é que a All Correct, de “Oll Korrekt”, significando “tudo certo”, foi a fonte desse gesto. Outra origem para o OK vem da expressão grega: olla kalá, cuja tradução segue o contexto de tudo bem. E a fonte mais provável também pode ter vindo da expressão utilizada da Guerra da Secessão, onde o gesto do “OK” teve sua origem nos quartéis militares durante o período de guerra. Após um intenso dia de batalha, quando as tropas retornavam sem mortes, elas demonstram os caracteres “0K”, que significava “0 Killed”, em português 0 mortos.
Cruzando os dedinhos e boa sorte!
Entre todos os gestos e sinais com as mãos, o gesto de cruzar os dedos significa mais do que apenas um sinal visual, sendo uma das mais populares superstições utilizadas da história. O gesto tem um significado bem antigo, até mesmo antes do cristianismo, quando pessoas utilizavam o sinal, que já representava uma cruz, para afastar qualquer má sorte e negatividade. Os dedos cruzados também tinham a função de unir a unidade e força. E durante a idade média, quando alguém desejava afastar alguma bruxa, o gesto era utilizado.
Aperto de mãos
Existem também diversas teorias que dizem que o aperto de mãos também veio na Idade Média, quando os cavaleiros apertavam as mãos uns dos outros para simbolizar a paz e demonstrar que não pretendiam lutar, uma vez que a mão que se usa para apertar é a direita, a mesma mão utilizada para manusear a espada.