Qual a diferença entre Dark Web e Deep Web?

0
672

Muitas pessoas já ouviram falar sobre Deep Web, mas nem todas conhecem a Dark Web. Você sabe qual a diferença entre elas?

Pois bem. Apesar de a grande maioria das pessoas acharem que na Deep Web só há coisas assustadoras, estranhas e perturbadoras, além é claro de criminosas, a Deep Web é composta por sites que não foram indexados, ou seja, não é possível encontra-los no Google.

Isso quer dizer que essas informações só podem ser acessadas se você realmente quiser encontra-las.  De certa forma, Deep Web possui uma gama de sites e informações bem na nossa frente, mas que não vemos, porque se quer ousamos procurar.

Já a Dark Web, é justamente a área na qual costumamos encontrar as informações e situações com que por assim dizer, as pessoas de bem, prefeririam não se envolver.

Na Deep e Dark Web, a criptografia é extremamente complexa, permitindo que apenas usuários avançados consigam chegar até ela. A maioria dos seus domínios não fazem o menor sentido, sendo cheios de letras e números aleatórios.

Tanto a Deep quanto a Dark Web usam softwares e websites para seus domínios. E há certos níveis de internet que determinam, por assim dizer, a profundidade da informação que será disponibilizada.

Algumas redes ocultas são: Tor; i2p e FreeNet. Sendo Tor a maior delas. Confira abaixo os níveis existentes.

  • Primeiro nível: internet comum, que pode ser acessada por qualquer pessoa e que é indexada pelos motores de busca;
  • Segundo nível: internet comum, que pode ser acessada por qualquer pessoa, mas não  indexada pelos motores de busca;
  • Terceiro nível: internet restrita, que necessita a alteração de proxy para ser acessada;
  • Quarto nível: internet mais restrita, que demanda a utilização de navegadores com
  • distribuição de acesso (.Tor);
  • Quinto nível: internet “secreta” (não confirmada), que exige a alteração do hardware para que as comunicações ocorram.

Servidor Tor

Tor – The Onion Router, é conhecido também como roteador cebola, e é, na verdade, um software livre que cria uma cadeia de redes abertas, essas redes  que permitem ao usuário navegar de forma oculta – criptografada – na internet. A origem do programa é um projeto financiado pelos Estados Unidos, que pretendia utilizá-lo para transmitir informações sigilosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here