Diferenças entre psicologia e psicanálise

0
644

A psicologia e psicanálise confundem muito a cabeça das pessoas, pois acreditam que os profissionais da área acabam exercendo as mesmas funções.

De certa forma estas duas áreas são muito parecidas, tratam e cuidam da saúde mental das pessoas, porém em uma será necessário a formação em psicologia e na outra em medicina. Sendo a principal diferença entre elas a forma de como serão feitos estes cuidados com os pacientes.

Acompanhe este artigo e entenda um pouco mais sobre as diferenças entre psicologia e psicanálise.

Psicanálise

  • Para atuar na área da psicanálise é necessário ter ensino superior em medicina ou psicologia com especialização em uma instituição de ensino psicanalítica.
  • A psicanálise é voltada para os problemas, sendo um processo bem mais demorado.
  • O foco é totalmente no paciente, sendo ele o responsável para achar suas próprias respostas.
  • Trabalha com o inconsciente do paciente.
  • A psicanálise não busca a cura, e sim transformar a pessoa ao conseguir entender os seus problemas.

Teoria da Psicanálise

Os princípios foram desenvolvidos por Freud, e estão divididos em três obras: Interpretação dos sonhos, Psicopatologia da vida cotidiana e Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.

Resumindo, este estudo complexo de Freud está representando a Teoria geral da personalidade, sendo um método de psicoterapia, diferenciando em três tipos de níveis da consciência humana.

  • Consciente: Onde sabemos e entendemos sobre o que estamos pensando, falando, fazendo e sentindo.
  • Pré-consciente: Onde as idéias estão inconscientes, porém com grandes chances de voltarem a ser conscientes.
  • Inconsciente: Lugar onde estão guardados todos os desejos e idéias inacessíveis e reprimidas.

Psicologia

  • Para atuar nesta área será preciso formação em psicologia, tendo a possibilidade de atuação nas áreas do esporte, empresariais, clínica e outras. Para atuar na área clínica, também serão necessárias especializações.
  • A psicologia trabalha na personalidade do paciente e o seu comportamento e forma de viver a vida.
  • A psicologia ajuda o paciente a entender e compreender muitas situações escondidas.
  • Os psicólogos estão sempre mudando suas técnicas para tratar com pacientes em determinas situações. Entre as áreas da saúde como psiquiatras e psicanalistas, os psicólogos são considerados os que falam mais com o paciente.

Estudo da psicologia

Já parou para pensar e tentar entender como as pessoas se apaixonam? Ou como elas possuem visões e pensamentos diferentes uma das outras? Como algumas conseguem superar problemas mais rapidamente do que as demais? Estas são questões que a psicologia contribui para identificar a resposta.

A natureza humana é incrível, desde pequenos queremos entender as coisas e como tudo funciona. Os psicólogos utilizam métodos para entender como funcionam a sociedade e seus problemas diários.

Esta é uma dúvida que envolve muitos pontos a serem estudados. Como vimos, o psicólogo trata a alma da pessoa, ou seja, ele está muito capacitado para ajudar as pessoas a retornarem ao seu “eu” interior. Já o psicanalista trabalha para entender o diagnostico, repassando para o paciente ou hospital o que está acontecendo e facilitando na hora de fazer o tratamento.

Ambas as áreas são muito importantes para a saúde mental do paciente, porém tratam de formas diferentes, podendo ocorrer problemas graves ou a simplesmente a perda de tempo se o paciente for diagnosticado pela área errada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here